img 2130O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., abreviadamente designado por Camões, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado Português, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) nas áreas da cooperação, do ensino e difusão da língua portuguesa e da promoção da cultura portuguesa no estrangeiro.

O Centro de Língua e Cultura Portuguesas “Camões Sófia” foi inaugurado em novembro de 2013. A sua atividade visa implementar a política de divulgação da língua e da cultura portuguesas na Bulgária, cobrindo a gestão da rede de ensino de português e a organização de atividades culturais, quer no espaço do próprio Centro, quer em parceria com instituições locais.


Equipa: 

Dra. Anaísa Silva Gordino - Leitora do Camões, I.P. na Bulgária & Diretora do Camões Sófia

Dra. Zornitza Stoykova - Bolseira Fernão Mendes Pinto do Camões, I.P. Relações Públicas do Camões Sófia & Professora de português no Camões Sófia

Horário de funcionamento: 3ª feira a sábado, das 14h às 20h

Endereço: rua Positano 7, bloco 3, 5º andar, Sófia 1000
Tel.: 02/ 44 84 106 ou 0878 654 844

Facebook: Espaço Camões - Sofia


Ensino e Certificação de Língua Portuguesa

Desde o início da sua atividade, o “Camões Sófia” proporciona a frequência de cursos de Português Língua Estrangeira, de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Estes cursos são abertos à comunidade em geral e têm lugar em horário pós-laboral, sendo as inscrições e os grupos organizados semestralmente (em outubro e março). É também possível frequentar aulas privadas.

Em 2015, tiveram início os primeiros cursos de búlgaro para lusofalantes, com vista a facilitar a integração da comunidade lusófona (oriunda, sobretudo, de Portugal e do Brasil) no país.

Desde 2017, são também lecionados cursos de português para crianças, destinados à comunidade lusófona, sendo o português ensinado numa perspetiva de língua de herança.

A rede de ensino de português na Bulgária conta atualmente com universidades e estabelecimentos de ensino básico e secundário, público e privado, em seis cidades do país (Sófia, Plovdiv, Veliko Târnovo, Burgas, Razgrad e Varna), apoiados pelo Camões, I.P. através de bolsas e de leitorados.

O “Camões Sófia” é também responsável pela certificação em língua portuguesa, sendo um Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), onde é possível realizar exames oficiais de PLE, reconhecidos internacionalmente – as épocas de exames são definidas pela Universidade de Lisboa (maio, julho e novembro), devendo os interessados proceder às inscrições dentro dos prazos previstos para o efeito.


 Atividade Cultural

img 2121Uma das componentes centrais da ação do “Camões Sófia” é a programação e organização de eventos culturais, em estreita articulação com a Embaixada de Portugal na Bulgária e com parceiros institucionais búlgaros e portugueses, englobando áreas diversas de atuação e um leque alargado (e crescente) de regiões búlgaras.

Entre os eventos culturais com maior destaque na Bulgária podem ser mencionados: o Festival de Cinema Português em Sófia (realizado no outono); a Semana da Cultura Portuguesa em cidades como Sófia, Plovdiv, Varna e Burgas; concertos de fado, com nomes reconhecidos internacionalmente (como Mariza, Ana Moura, Cristina Branco, entre outros) e, também, de jazz e de música erudita; o Dia Europeu das Línguas; a Noite da Literatura; a participação de autores portugueses na Feira Internacional do Livro de Sófia.img 2119

A aposta na divulgação da arte e do património portugueses têm sido igualmente uma constante, com exposições e conferências no domínio da arquitetura e da fotografia portuguesa contemporânea, para dar apenas alguns exemplos.

Organizam-se também diversas atividades no espaço do Centro, de projeções de filmes a apresentações de livros, passando por workshops em áreas tão variadas como a gastronomia ou o azulejo.

O “Camões Sófia” dispõe de uma biblioteca própria onde os leitores podem encontrar livros em português de autores clássicos e contemporâneos, livros traduzidos de português para búlgaro, manuais, gramáticas, dicionários, cadernos de exercícios da língua portuguesa, filmes e música.

 

 

  • Partilhe