Destaque

Portugal Melhor Destino Turístico do Mundo 2018

Pelo segundo ano consecutivo Portugal foi considerado o Melhor Destino Turístico do Mundo pelos World Travel Awards 2018, numa cerimónia realizada no dia 1 de dezembro em Lisboa. Com um total de 16 prémios, Portugal estabeleceu um novo recorde nacional.

Lisboa voltou a ser eleita a Melhor Cidade Destino e o Melhor Destino City Break do Mundo. A Madeira foi mais uma vez considerada o Melhor Destino Insular do Mundo. Os Passadiços de Paiva foram distinguidos com o prémio de Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo.

Para mais informações, consulta aqui

Mais notíciasNotícias

Nos dias 17, 18 e 19 de março, poderão exercer o direito de voto antecipado, durante o horário de expediente da Secção Consular da Embaixada de Portugal na Haia, os seguintes eleitores que estejam recenseados em Vizela, mas temporariamente deslocados nos Países Baixos:

a) Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;


b) Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;


c) Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;


d) Estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio;


e) Os eleitores doentes em tratamento no estrangeiro, bem como os seus acompanhantes.

Para mais informações, consulte o folheto informativo sobre as condições de exercício do voto antecipado.

ddn

Informamos que todos os cidadãos que têm associada ao seu cartão de cidadão uma morada de residência no estrangeiro há mais de 6 meses, encontram-se automaticamente dispensados da comparência ao Dia de Defesa Nacional, não sendo necessário requerer a emissão de qualquer certificado ou apresentar junto do Balcão Único da Defesa qualquer requerimento de dispensa.

Cidadãos que se encontrem a residir no estrangeiro há menos de 6 meses ou que ainda não alteraram a sua morada de residência no estrangeiro podem apresentar requerimento de dispensa sem necessidade de obterem um certificado de residência para esse efeito junto dos Postos Consulares;

Como prova de residência no estrangeiro, os cidadãos podem apresentar junto com o requerimento declarações emitidas pelas autoridades locais, podendo ser consideradas para esse efeito:

a) declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais;

b) declarações emitidas por entidades policiais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro;

c) contratos de trabalho;

d) declarações emitidas pela entidade empregadora ou declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no Dia de Defesa Nacional.

Os Cidadãos podem posteriormente enviar todo o processo para o serviço competente do Ministério da Defesa Nacional por correio eletrónico, sem necessidade de se deslocarem ao Posto Consular;

Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requererem a dispensa da comparência no Dia da Defesa, este documento pode ser emitido sem necessidade do cidadão se deslocar ao Posto. O certificado pode ser enviado ao requerente em formato digital para o respetivo endereço de correio eletrónico do requerente, que posteriormente poderá tratar de todo o processo diretamente com o Ministério da Defesa Nacional através do Balcão Único da Defesa.

Os contactos que devem ser utilizados pelos requerentes para esclarecimentos de dúvidas sobre a matéria em apreço são os seguintes: 

Endereço de correio eletrónico - para enviar o requerimento de dispensa - ddn@defesa.pt

Referido requerimento pode ainda ser enviado por correio registado para o seguinte endereço postal:

Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional

Av. Ilha da Madeira nº 1 4º Andar

1400-204 Lisboa

Portugal

Para mais informações clique aqui

Contactos

Rua Positano Nº 7, bl.3, 5º fl., 1301 Sofia, Bulgária

+359 2 44 84 107 (Embaixada)
+ 359 878237039 (Emergência)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático